http://labcotec.ibict.br/treinamento/ojs3-3/index.php/RevTeste/issue/feed Revista Teste 2022-10-11T15:52:02-03:00 Open Journal Systems <p>Revista Teste</p> http://labcotec.ibict.br/treinamento/ojs3-3/index.php/RevTeste/article/view/201 ANÁLISE FUNCIONAL DO WEBSITE LICHESS E A VIABILIDADE PARA O ENSINO HÍBRIDO 2022-10-11T13:44:53-03:00 Paulo Martins Braga Filho autor4@filme.temp.br VALERIO BRUSAMOLIN valerio.brusamolin@ifpr.edu.br <p>O artigo procura analisar os recursos disponibilizados no <em>website</em> <em>Lichess</em>. &nbsp;Verifica-se a viabilidade de suas funcionalidades complementarem o ensino e treinamento de crianças do ensino fundamental I em sala de aula. Os professores que iniciam o ensino do xadrez escolar precisam de recursos adequados que contribuam para a preparação das aulas e ofereçam facilidades adicionais para o desenvolvimento de um ensino híbrido, capaz de atuar como facilitador para a aprendizagem. Através de pesquisa descritiva e análise, foram pontuados os seguintes aspectos: noções básicas, temas táticos, temas estratégicos e finais. Os resultados obtidos indicam que o <em>website</em> <em>Lichess</em> apresenta bases de conteúdos e ambiente para construção de problemas úteis para o ensino <em>online</em> direcionado e individual. O <em>website</em> <em>Lichess</em> constitui uma ferramenta útil e gratuita que permite acompanhamento do progresso do aluno, além de apresentar recursos adequamos para o ensino híbrido. O trabalho pretende contribuir para a melhoria do processo de ensino de xadrez mediante a inclusão de recursos do <em>Lichess</em> no planejamento e ensino do jogo; também estimula o avanço em pesquisas para o uso de tecnologias no ensino de xadrez.</p> 2022-10-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Teste http://labcotec.ibict.br/treinamento/ojs3-3/index.php/RevTeste/article/view/202 Narrativas para a gestão de mudanças: um estudo de caso na indústria vidreira 2022-10-11T13:49:59-03:00 Paulo Martins Braga Filho autor4@filme.temp.br VALERIO BRUSAMOLIN valerio.brusamolin@ifpr.edu.br <p>Este artigo propõe um modelo para análise do emprego de narrativas na gestão de mudanças, descrevendo os passos a serem seguidos e listando os padrões de histórias que podem auxiliar na gestão das transformações necessárias. O modelo é aplicado no estudo de caso da criação de uma empresa, a Viton Equipamentos para a Indústria Vidreira, do Grupo Wheaton Brasil, coletando as narrativas do gestor, classificando-as e analisando-as à luz do modelo proposto. Conclui-se que gerentes e outros contadores de histórias atuam como mediadores da informação, narrando histórias que transmitem a informação certa no momento oportuno, com efeitos transformadores positivos para a organização, produzindo mudanças cognitivas necessárias, transmitindo valores e cultura e auxiliando na percepção da realidade.</p> 2022-10-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Teste