Organização e representação colaborativa de jogos digitais na plataforma Steam
DOI:
https://doi.org/10.22477/i.sncat.15Palavras-chave:
folksonomia, representação colaborativa da informação, jogos digitais, plataforma de streamingResumo
Estuda aspectos concernentes à Folksonomia em plataformas de jogos digitais. Tem como objetivo geral analisar as práticas de representação colaborativa de jogos digitais na plataforma Steam. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um estudo de caso na plataforma Steam. Como práticas de representação da informação a serem realizadas pelos profissionais da informação nesses ambientes, foi possível identificar como sugestão: o registro dos jogos; a catalogação, a classificação e a indexação desses recursos informacionais; elaboração de instrumentos de controle terminológico nesses ambientes, em especial ontologias; elaboração de resumos e resenhas, por exemplo. Conclui que a Folksonomia influencia na organização, representação e recomendação de produtos na plataforma analisada, além de contribuir para a personalização das contas dos usuários e suas interações.
Referências
CAMACHO, A. Mais de 73% dos brasileiros jogam videogame, aponta pesquisa. Tecmundo. 29 mar. 2024. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/281459-73-brasileiros-jogam-videogame-aponta pesquisa.htm#:~:text=Tend%C3%AAncia%20do%20consumo%20de%20jogos,a%20maioria%20do%20p%C3%BAblico%20feminino. Acesso em: 15 jul. 2024.
MÁRCIO FILHO; ZAMBOM, P. Setor de games no Brasil movimenta R$ 13 bilhões por ano, mas ainda sem uma política nacional adequada. Carta Capital. 22.09.2023.
SANTOS, R. F.; CORRÊA, R. F. Análise das definições de Folksonomia: em busca de uma síntese. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.23, n.2, p. 1-32, abr./jun. 2018. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2571. Acesso em: 29 jun. 2024.
STEAM. O que é o Steam? Steam, Bellevue, 2024a. Disponível em: https://store.steampowered.com/about/. Acesso em: 24 jun. 2024.
STEAM. Navegue o Steam da sua maneira. Steam, Bellevue, 2024b. Disponível em: https://store.steampowered.com/tag/. Acesso em: 9 jul. 2024.
STEAMWORKS. Marcadores Steam. Steam, Bellevue, 2024. Disponível em: https://partner.steamgames.com/doc/store/tags#4. Acesso em: 9 jul. 2024
WAL, T. V. Folksonomy definition and wikipedia. Vanderwal.net, [S. l.], 2005. Disponível em: http://www.vanderwal.net/random/entrysel.php?blog=1750. Acesso em: 29 jun. 2024.
WHITE, Curt M. Redes de Computadores e Comunicação de Dados. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.