Organização da informação para a biblioteca escolar
o relato de experiência da biblioteca da Escola Britânica de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.22477/i.sncat.20Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Organização da Informação, Escola Britânica de BrasíliaResumo
O trabalho examina o papel crucial das bibliotecas escolares como recursos educacionais que reforçam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Objetiva-se ressaltar a importância da organização da informação em bibliotecas escolares, apresentando um relato de experiência sobre a implementação do sistema de gerenciamento e organização na Escola Britânica de Brasília. Para isso, foi escolhido o software Koha e o sistema de sinalização por cores para a identificação dos exemplares. Dessa forma, a pesquisa se valeu do método qualitativo que propõe a realizar a construção teórico-prática para o aprimoramento dos conhecimentos sobre a experiência vivida, relatada a partir da perspectiva do pesquisador a respeito do contexto da biblioteca da Escola Britânica de Brasília. Conclui-se que o modelo aplicado na biblioteca da Escola Britânica de Brasília possui potencial para aplicação em outras bibliotecas no contexto escolar, tendo em vista que a organização da biblioteca escolar apresentada, especialmente as tecnologias empregadas e a classificação utilizadas, refletem um ambiente propício para a recuperação da informação, o estímulo à leitura e, consequentemente, a promoção da aprendizagem dos usuários.
Referências
AGUIAR, Niliane Cunha de. Organização da informação em bibliotecas escolares: contribuições para a competência informacional infantil. Biblioteca Escolar em Revista, v. 1, n. 2, p. 31-44, 2012.
CAFÉ, Lígia; SALES, R. Organização da informação: Conceitos básicos e breve fundamentação teórica. 2010, p. 115-129. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento – EROIC. Brasília DF: IBICT, 2010, 335 p.
CAMPELLO, Bernadete. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: Parâmetros para bibliotecas escolares. 2010.
DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
ORTEGA, Cristina Dotta. Fundamentos da organização da informação frente à produção de documentos. Transinformação, v. 20, p. 07-15, 2008.
PINHEIRO, Mariza Inês da Silva; SACHETTI, Vana Fátima Preza. Classificação em cores: uma alternativa para bibliotecas infantis. Seminário biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica, v. 3, 2004.
QUEIROZ SAMBAQUY, Lydia de. Catalogação cooperativa e catalogação centralizada. Revista do Serviço Público, v. 3, n. 2, p. 36-39, 1951.
ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Artmed Editora, 2009.
RODRIGUES, Anielma Maria Marques; PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante. Automação: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2, p. 16, 2009.
Sistema CFB/CRB lança campanha #SouBibliotecaEscolar – CFB. Disponível em: <https://cfb.org.br/noticias/sistema-cfb-crb-lanca-campanha-soubibliotecaescolar/>. Acesso em: 29 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.