Catalogação de histórias em quadrinhos
um estudo a partir de registros bibliográficos elaborados por bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.22477/i.sncat.21Palavras-chave:
Representação descritiva da informação, Catalogação, Machine Readable Cataloging, Histórias em quadrinhosResumo
Pesquisa que sucedeu uma análise da descrição de obras de histórias em quadrinhos a partir de registros bibliográficos elaborados por bibliotecas universitárias do Distrito Federal. Fundamenta-se no formato Machine Readable Cataloging e nos multimeios do tipo histórias em quadrinhos. Qualifica-se como uma pesquisa dedutiva, básica, descritiva, bibliográfica, documental e qualitativa. Realiza uma coleta de registros bibliográficos, considerando a identificação de campos e subcampos que denotam características peculiares às obras do tipo histórias em quadrinhos. Resulta na análise de quatro registros bibliográficos de quatro bibliotecas, sendo um mangá, um gibi e dois graphic novels, maxi e minisséries. Observa-se entre os resultados um conjunto de subcampos referentes a especificidades que as histórias em quadrinhos carregam consigo, centradas em um apelo visual, como responsabilidades, tipo de obra, detalhes físicos, figuras, formas de leitura etc. Apresenta uma proposta de campos para a catalogação de histórias em quadrinhos conforme os registros bibliográficos analisados. Conclui-se que as histórias em quadrinhos podem ser expressas por um conjunto de campos que indiquem o formato das obras e que se manifestam segundo subcampos que retratam especificidades do tipo de item, como número de classificação, título, responsabilidades, publicação, detalhes físicos, periodicidade, série e notas.
Referências
ALVES, Rachel Cristina Vesú. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. 134 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103361. Acesso em: 10 ago. 2024.
CARVALHO, Cláudia Pereira de Jesus; ALMEIDA, Carlos Cândido de. COLEÇÕES DE MULTIMEIOS: reflexões sobre o tratamento temático da informação a partir do conceito de tradução intersemiótica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), São Paulo, v. 15, n. 3, p. 183-207, set./dez. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/121381. Acesso em: 9 ago. 2024.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FUSCO, Elvis. MODELOS CONCEITUAIS DE DADOS COMO PARTE DO PROCESSO DA CATALOGAÇÃO: perspectiva de uso dos frbr no desenvolvimento de catálogos bibliográficos digitais. 2010. 251 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/72ff1250-1a48-44fb-b232-621e49e80d29. Acesso em: 9 ago. 2024.
MARANHÃO, Ana Maria Neves; MENDONÇA, Maria de Lourdes dos Santos. MARC 21: formato bibliográfico. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/. Acesso em: 10 ago. 2024.
GUILHON, Erick Pessôa. O dito e o (não) dito: análise de charges políticas em meio às eleições de 2018. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/22567. Acesso em: 10 ago. 2024.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. Mangá produzido no Brasil: pioneirismo, experimentação e produção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/168852646868454336879017132244134098721.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.
MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.
MODESTO, Fernando. Gênese dos formatos de intercâmbio: MARC. São Paulo: ECA-USP, 2007. 96 slides, colorido. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/prof/fmodesto/textos/2007GeneseMARC.pdf. Acesso em: 9 ago. 2024.
MORENO, Fernanda Passini; BRASCHER, Marisa. MARC, MARCXML e FRBR: relações encontradas na literatura. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 13-25, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/834. Acesso em: 10 ago. 2024.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
ROCHA, Paraguassu de Fátima. CHARGE E CARTUM: diálogos entre o humor e a crítica. Revista Uniandrade, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 4-16, 2013. Disponível em: https://revista.uniandrade.br/index.php/revistauniandrade/article/view/44. Acesso em: 10 ago. 2024.
SARTEL, Marcelo. História em quadrinhos. Português, [s. l.], [20--?]. Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/historia-em-quadrinhos.html. Acesso em: 10 ago. 2024.
SOUSA, Antonio Cesar Fialho de. Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial. 2005. 195 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VPQZ-6ZKRUN. Acesso em: 10 ago. 2024.
VALADARES, Marina Vaz Santos. Representação descritiva da informação: um estudo comparativo entre os códigos AACR2 e RDA. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/25476. Acesso em: 10 ago. 2024.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero, [s. l.], v. 6, n. 2, 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/5643. Acesso em: 9 ago. 2024.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos; PIGOZZI, Douglas. Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 35-42, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69247. Acesso em: 10 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Anais do Seminário Nacional de Catalogação e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.