Metadados e a tomada de decisão com base em evidências
DOI:
https://doi.org/10.22477/vi.widat.52Palavras-chave:
Metadados, Recursos educacionais digitais, MEC REDResumo
Introdução: No contexto da gestão de recursos financeiros governamentais, o desenvolvimento de políticas públicas é uma solução eficiente para lidar com grandes volumes de recursos. No entanto, a falta de dados adequados pode dificultar a definição dessas políticas. Nesse sentido, a utilização de metadados como evidências tem se mostrado uma abordagem promissora para a elaboração de políticas. Objetivos: Discutir sobre como promover os metadados para o conceito de evidência na tomada de decisão nessas políticas públicas relacionadas a Recursos Educacionais Digitais (RED). Metodologia: Para a execução desta pesquisa, dois procedimentos foram adotados: uma revisão da literatura e um estudo de caso da plataforma MECRED. Resultados: Foi desenvolvido o perfil de aplicação para a plataforma MECRED, estabelecendo diretrizes claras e criteriosas para a seleção e utilização dos REDs. Essa abordagem busca garantir a qualidade e efetividade das políticas públicas, embasando-se em metadados que fornecem informações valiosas sobre os recursos educacionais. Conclusão: A padronização e organização dos metadados facilitam a tomada de decisão embasada em evidências sólidas. Em suma, essa proposta contribui para aprimorar a formulação de políticas públicas no contexto dos conteúdos digitais, utilizando estrategicamente os metadados como suporte decisivo.
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