Metadados e a tomada de decisão com base em evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vi.widat.52

Palavras-chave:

Metadados, Recursos educacionais digitais, MEC RED

Resumo

Introdução: No contexto da gestão de recursos financeiros governamentais, o desenvolvimento de políticas públicas é uma solução eficiente para lidar com grandes volumes de recursos. No entanto, a falta de dados adequados pode dificultar a definição dessas políticas. Nesse sentido, a utilização de metadados como evidências tem se mostrado uma abordagem promissora para a elaboração de políticas. Objetivos: Discutir sobre como promover os metadados para o conceito de evidência na tomada de decisão nessas políticas públicas relacionadas a Recursos Educacionais Digitais (RED). Metodologia: Para a execução desta pesquisa, dois procedimentos foram adotados: uma revisão da literatura e um estudo de caso da plataforma MECRED. Resultados: Foi desenvolvido o perfil de aplicação para a plataforma MECRED, estabelecendo diretrizes claras e criteriosas para a seleção e utilização dos REDs. Essa abordagem busca garantir a qualidade e efetividade das políticas públicas, embasando-se em metadados que fornecem informações valiosas sobre os recursos educacionais. Conclusão: A padronização e organização dos metadados facilitam a tomada de decisão embasada em evidências sólidas. Em suma, essa proposta contribui para aprimorar a formulação de políticas públicas no contexto dos conteúdos digitais, utilizando estrategicamente os metadados como suporte decisivo.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Simionato Arakaki, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorado em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil. Pós-Doutorado em Computação, Universidade de São Paulo (USP), Brasil.  Professora Adjunta, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil.

Seiji Isotani, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Engenharia da Informação, Osaka University (OsakaU), Japão. Professor Titular Visitante em Educação na Universidade de Harvard, Estados Unidos. Professor Titular em Computação e Tecnologias Educacionais na Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

17/08/2023

Como Citar

ARAKAKI, A. C. S.; ISOTANI, S. Metadados e a tomada de decisão com base em evidências. Anais do Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT, [S. l.], v. 6, 2023. DOI: 10.22477/vi.widat.52. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2023/article/view/52. Acesso em: 22 abr. 2025.