As implicações do marketing científico digital e otimização de conteúdos para mecanismos de busca acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vi.widat.66

Palavras-chave:

Marketing Científico Digital, ASEO, produção científica, marketing digital, comunicação científica

Resumo

Introdução: Examina as implicações do marketing na melhoria dos conteúdos relacionados à produção científica, com foco no Otimização de Conteúdos para Mecanismos de Busca Acadêmico (Academic Search Engine Optimization - ASEO), destacando o papel do Marketing Científico Digital. Metodologia: Apresenta as Etapas construtivas do Marketing Científico Digital à perspectiva ASEO, considerando a dimensão Autor e os Canais Formais e Informais constituintes nos ambientes informacionais digitais. Resultados: Descreve as Etapas de Planejamento, Definição da Persona, Criação e Definição de Conteúdo, Distribuição de conteúdos, avaliação dos conteúdos e mensuração dos resultados para a aplicação do Marketing Científico Digital no contexto ASEO, Conclusão: A aplicação do Marketing Científico Digital requer reflexão sobre o público-alvo e a entrega adequada de conteúdo, levando em consideração as métricas das redes sociais, o engajamento efetivo do público-alvo. A integração do Marketing Científico Digital com a Otimização para Mecanismos de Busca Acadêmico (ASEO) proporciona novas perspectivas para a pesquisa científica, no intuito de alcançar audiências além de seu público especializado. Essa abordagem pode impulsionar a pesquisa em diversas áreas do conhecimento e resultar no desenvolvimento de novas linhas de investigação.

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Biografia do Autor

Gustavo Lunardelli Trevisan, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil.

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil. Assessora de gabinete da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, SP, Brasil.

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Publicado

17/08/2023

Como Citar

TREVISAN, G. L.; MONTEIRO, S. D.; VIDOTTI, S. A. B. G. As implicações do marketing científico digital e otimização de conteúdos para mecanismos de busca acadêmico. Anais do Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT, [S. l.], v. 6, 2023. DOI: 10.22477/vi.widat.66. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2023/article/view/66. Acesso em: 15 jul. 2024.