Acessibilidade em websites da comunicação científica

uma proposta de avaliação para a inclusão digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vi.widat.67

Palavras-chave:

acessibilidade digital, inclusão digital, comunicação científica

Resumo

Introdução: Acessibilidade pode ser compreendida como uma característica que promove a interação de todas as pessoas em suas singularidades por meio físico ou digital, assim ela equilibra o conjunto de atividades e/ou oportunidades para o seu desenvolvimento e implantação social e individual. Neste trabalho, busca-se estabelecer etapas para avaliação da acessibilidade em websites da comunicação científica. Procedimentos Metodológicos: Caracteriza-se esta pesquisa como bibliográfica e documental com resultados a partir de análise qualitativa. Resultados: Estabeleceu-se as seguintes etapas para a avaliação da acessibilidade em websites da comunicação científica: I) cumprimento dos padrões Web; II) aplicação das diretrizes ou recomendações de acessibilidade; e III) realização da avaliação de acessibilidade. Considerações Finais: As condições que trazem acessibilidade ao ambiente web são retratadas em recomendações, padrões, diretrizes e leis que ao longo da pesquisa descrita neste trabalho, evidenciou-se serem conexas umas às outras proporcionando orientação para a melhor adequação e qualidade na disponibilização da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Teixeira de Morais, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Graduado em Arquivologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil. Pesquisador bolsista, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, DF, Brasil

Denise Aparecida Freitas de Andrade, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Graduada em Biblioteconomia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil. Pesquisadora bolsista, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, DF, Brasil.

Priscila Sena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Professora Adjunta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutor em Informática, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil. Coordenador Técnico da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, DF, Brasil.

Bianca Amaro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutora em Linguística Aplicada, Universidade Pompeu Fabra (UPF), Barcelona, Espanha. Coordenadora-Geral de Informações Científicas e Técnicas, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

17/08/2023

Como Citar

MORAIS, C. T. de; APARECIDA FREITAS DE ANDRADE, D.; SENA, P. M. B.; CARVALHO SEGUNDO, W. L. R. de; AMARO, B. Acessibilidade em websites da comunicação científica: uma proposta de avaliação para a inclusão digital. Anais do Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT, [S. l.], v. 6, 2023. DOI: 10.22477/vi.widat.67. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2023/article/view/67. Acesso em: 11 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)