Representatividade de etnia indígena em produção científica no Repositório Institucional da UFSCar: reflexões e ações preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vii.widat.171

Palavras-chave:

repositórios institucionais, produção científica, metadados, povos indígenas, princípios CARE

Resumo

Introdução: Com o início do ingresso de estudantes indígenas na UFSCar através das Políticas de Ações Afirmativas em 2007, tornou-se necessário que os sistemas de informação institucionais, dentre eles, o Repositório Institucional (RI), se estruturasse de modo apropriado para receber a produção científica desenvolvida por esses estudantes. Assim, é fundamental refletir e propor ações voltadas à construção da representatividade das etnias indígenas na produção científica, promovida na Instituição. Dessa forma, este estudo tem como objetivo apresentar discussões iniciais para a criação de metadados específicos que permitam a identificação dos estudantes indígenas enquanto autores e produtores de conhecimento científico, no RI. Para isto, discutiremos a respeito dos repositórios institucionais, dos metadados, das Políticas de Ações Afirmativas e dos Princípios CARE. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, baseado em discussões teóricas e relato de experiência. Resultados e conclusão: Foi possível constatar, a partir de relato de experiências das ações desenvolvidas pelo PET Conexões de Saberes Indígenas da UFSCar, que há uma demanda latente dos estudantes indígenas para que suas identidades sejam melhor representadas nos ambientes e sistemas acadêmicos. Frente a isto, foram desenvolvidos estudos e ações iniciais em caráter de pré-teste, junto ao RI UFSCar, em relação ao desenvolvimento de recursos para que os estudantes indígenas possam indicar suas etnias, nome indígena, palavras-chave e resumo, em suas línguas originárias, no momento do autodepósito de suas pesquisas. Essa iniciativa pretende contribuir para o avanço da representatividade da comunidade indígena nos ambientes acadêmicos e consequentemente na divulgação do conhecimento gerado por ela, junto à sociedade

Referências

ALVES, Aline da Silva; VEIGA, Viviane Santos de Oliveira. Repositórios: conceito, tecnologia e aplicação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT, 2016. 76 p. Disponível em: http://arca.fiocruz.br/handle/icict/16385. Acesso em: 13 jul. 2023.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 19, n. 1, p. 223-237, jan. 2019 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 abr. 2024.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Acesso Aberto. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/acesso-aberto. Acesso em: 27 jul. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sobre o IBICT. 2015. Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/. Acesso em: 11 jul. 2023.

GONÇALVES, G. S. WAUIRÁ, K. MARCONDY, M, BATISTA. Guia de saberes: busca de caminhos acadêmicos, éticos, estéticos e político-administrativos na formação indígena universitária. In: Silva, et al. PET conexões saberes indígenas, UFSCar: das origens aos horizontes. São Carlos : CPOI/UFSCar, 2021.

GRACIOSO, L. S.; COSTA, L. S. F.; SILVA, O. L. Desafios da Organização do Conhecimento para a representação temática dos saberes originários em sistemas de informação: reflexões preliminares. In: Tognoli, Natália Bolfarini; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira (Org.). Organização e representação do conhecimento em diferentes contextos: desafios e perspectivas na era da datificação. Londrina: ISKOBrasil : PPGCI-UEL, 2023. p. 615-621.

LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. 120 p., il.

MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. À guisa de introdução: repositórios institucionais e livre acesso. In: SAYÃO, L. et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 9-21. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/473. Acesso em: 06 fev. 2024.

MARCONDES, C. H.; SAYÃO, L. F. Software livres para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. In: SAYÃO, L. et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 23-54. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/473. Acesso em: 13 jul. 2023.

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Povos Indígenas na UFSCar. Disponível em: https://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/povos-indigenas-na-ufscar. Acesso em: 13 jul. 2023.

SECRETARIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, DIVERSIDADE E EQUIDADE. Histórico: Ações Afirmativas. Disponível em: https://www.saade.ufscar.br/institucional/historico. Acesso em: 13 jul. 2023.

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS UFSCAR. RI UFSCar. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/repositorio. Acesso em: 03 ago. 2023.

UNESCO. Draft text of the UNESCO Recommendation on Open Science. In: Intergovernmental Meeting of Experts (Category II), online, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376893. Acesso em: 18 set. 2023.

VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; TORINO, Emanuelle; CONEGLIAN, Caio Saraiva. #SejaJUSTOeCUIDADOSO: princípios FAIR e CARE na gestão de dados de pesquisa. In: SALES, Luana Farias; VEIGA, Viviane dos Santos; HENNING, Patrícia; SAYÃO, Luiz Fernando (org.). Princípios FAIR aplicados à gestão de dados de pesquisa. Rio de Janeiro: IBICT, 2021, p. 201-2014. DOI: 10.22477/9786589167242.cap15. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/26914/10/principiosfairdadospesquisa.pdf. Acesso em: 07 fev. 2024.

Downloads

Publicado

24-06-2024

Como Citar

Periotto, C., Arakaki, F. A., Gracioso, L. de S., Costa, L. S. F., & Massa, J. de J. L. (2024). Representatividade de etnia indígena em produção científica no Repositório Institucional da UFSCar: reflexões e ações preliminares. VII Workshop De Informação, Dados E Tecnologia - WIDaT 2024, 7, e171. https://doi.org/10.22477/vii.widat.171