Difusão: primeiros passos de uma proposta informacional para o combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.22477/vii.widat.175Palavras-chave:
desinformação, ecossistema, indexadorResumo
Introdução: Reflexões relacionadas aos impactos negativos ocasionados pela prática da desinformação têm sido debatidas por diferentes atores da sociedade, tendo em vista a sua complexidade e o seu processo não orgânico. Este artigo apresenta os avanços iniciais de um projeto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para estabelecer uma infraestrutura informacional que apoie o combate à desinformação no Brasil. Em resposta aos impactos negativos da desinformação durante a pandemia de COVID-19, o projeto Difusão foi proposto e aprovado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça, visando fornecer uma plataforma nacional para lidar com esse problema complexo. Metodologia: O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e aplicada, sintetizado na proposição de um conjunto de diretrizes conceituais, resultando como arcabouço de um projeto estratégico nacional. Resultados: Ainda em fase inicial, o projeto já alcançou dois expressivos resultados: (i) estruturação e organização de equipes multidisciplinares; (ii) esquematização da infraestrutura informacional de combate à desinformação (framework), a partir da criação de um ambiente colaborativo e representativo e da interação de diferentes instituições ligadas ao ecossistema brasileiro de Ciência e Tecnologia. Conclusão: A abordagem aberta do projeto evidencia a importância de uma ação integrada sob diferentes perspectivas, orientada a dados para a análise e compreensão das questões sociais afetadas pela desinformação
Referências
AGÊNCIA SENADO. Pesquisas apontam que 400 mil mortes poderiam ser evitadas; governistas questionam. Agência Senado, Brasília, 26 jun. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/24/pesquisas-apontam-que-400-mil-mortes-poderiam-ser-evitadas-governistas-questionam. Acesso em: 20 fev. 2021.
ANTUNES, Jamilson Batista, GOMES, João Emanoel; OTERO, Lenin Ernesto Abadié, GARCIA, Vinicius Cardoso, MEIRA, Silvio Romero. Adoção de Metodologias Ágeis para Produção de Jogos Sociais com Times Distribuídos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, 11., 2012, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbqs/article/view/15328/15171. Acesso em: 10 abr. 2024.
ANÇANELLO, Juliana Venancio; CASARIN, Helen de Castro Silva; FURNIVAL, Ariadne Chloe. Competência em informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas no contexto brasileiro. Em Questão, v. 29, p. e–125782, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/emquestao/a/n3kHjFtrWV6gBWKjfJnFCGz/?lang=pt# Acesso em: 15 abr. 2024.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Pós-verdade: novo objeto de estudo para a ciência da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 94-111, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p94
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Fundo de Defesa de Direitos Difusos: eixos temáticos. 2024a. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/consumidor/direitos-difusos/eixos. Acesso em: 19 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. 2024b. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 21 fev. 2024.
BEZERRA, Arthur Coelho. Contribuição da Teoria Crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 179-194.
BRISOLA, Anna Cristina C. de A. S.; BEZERRA, Arthur Coelho. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 3316-3330.
BRISOLA, Anna Cristina C. de A. S.; ROMEIRO, Nathália Lima. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 68-87, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1054 Acesso em: 15 abr. 2024.
DIREITOS DIFUSOS. In: CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP). Glossário. CNMP, 2024. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/glossario?start=420. Acesso em: 10 abr. 2024.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. [S. l.]: Vestígio Editora, 2019.
ESTABEL, L. B.; LUCE, B. F.; SANTINI, L. A. Idosos, fake news e letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1348 Acesso em: 15 abr. 2024.
FIALHO, Janaína Filho et al. Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 1202-135, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/43786 Acesso em: 15 abr. 2024.
GUENA, Márcia; MELO, Paulo Victor; Andrade, Alice; SANTOS, Ceres; ROSENDO, Andrea; CHAGAS, Marcelle; PEREIRA, Marcus Vinicius; SILVA, Tarcízio; MARTINS, Zilda. Racismo e desinformação: apontamentos sob a perspectiva antirracista. In: PRATA, Nair et al. Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. São Paulo: Intercom, 2022. p. 240-259.
GUILHERMINO, Everilda Brandão. As titularidades de direitos difusos e as relações privadas. 2017. Tese (Doutorado em Direto) – Faculdade de Direito do Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29635. Acesso em: 2 abr. 2024.
UNESCO. Guidelines for the governance of digital platforms: safeguarding freedom of expression and access to information through a multi-stakeholder approach. [S. l.]: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000387339 Acesso em: 21 fev. 2024.
UNESCO. Office Montevideo and Regional Bureau for Science in Latin America and the Caribbean. Combatir la infodemia en América Latina y el Caribe: desinformación y fact-checking durante la pandemia. Relatório de reunião, n. 0000374528. Uruguai: UNESCO, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rP05L5 Acesso em: 21 fev. 2024.
MAIA, C. M.; FURNIVAL, A. C.; MARTINEZ, V. C. A Competência Informacional e fake news: uma reflexão sob a perspectiva do Marco Civil da Internet e de Ignacio Ramonet. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL , 2018. p. 1982-1989.
MATA, M. L.; GERLIN, M. N. M. Programa para a formação em competência em informação visando uma educação que auxilie no combate à desinformação: enfoque nos critérios de avaliação da informação e de fake news. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019.
MIRANDA, Tiago. Combate a fake news é tema de 50 propostas na Câmara dos Deputados: atualmente, a lei 13.834/19 pune com 2 a 8 anos de prisão quem divulgar notícias falsas com finalidade eleitoral. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 1 jun. 2020. Ciência, tecnologia e comunicações. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/666062-combate-a-fake-news-e-tema-de-50-propostas-na-camara-dos-deputados. Acesso em: 20 fev. 2021.
RIBEIRO, B. C. M. S.; FRANCO, I. M.; SOARES, C. C. Competência em Informação: as fake news no contexto da vacinação. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DAS REGIÕES SUDESTE, CENTRO-OESTE E SUL, 5., 2018, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF , 2018. p. 1-15.
SAMPAIO, D. B.; LIMA, I. F.; OLIVEIRA, H. P. C. Estratégias fact-checking no combate à fake news: análises informacional e tecnológica no e-farsas e boatos.org. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Niterói. Anais [...]. Londrina: UEL , 2018. p. 1665-1685.
SANTOS, L. R. et al. Sala de aula invertida no enfrentamento fake news, desinformação e infodemia em época de Covid-19. Revista ACB, Florianópolis, v. 26, n. 2, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1739 Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVA, Mayara; GOMES, Girlaine. Movimentos antifeministas e desinformação: uma análise dos discursos promovidos no instagram. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 9, n. esp, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/198337
ZATTAR, M. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 285-293, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.4075. Acesso em: 12 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiago Emmanuel Nunes Braga, Renam Vinicius Carvalho Santos Brandão, Tainá Batista de Assis, Larissa de Araújo Alves, Graziela Barros Gomes, Rodrigo Marcelino da Silva, Rafael Marques Caliari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.