Programa Redução da Pobreza: sistema de informação para apoiar o emprego, o empreendedorismo e a educação das pessoas inscritas no Cadastro Único
DOI:
https://doi.org/10.22477/vii.widat.181Palavras-chave:
Programa Redução da Pobreza, plataforma governamental, políticas públicasResumo
Introdução: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os avanços alcançados no desenvolvimento de um Sistema de Informação para o Programa Redução da Pobreza. Metodologia: Este estudo, fundamentado em um enfoque de gestão baseado em processos, foi organizado em duas etapas principais: a Etapa 1 Informacional e a Etapa 2 Tecnológica. Foram utilizadas metodologias ágeis e design centrado no usuário para desenvolver um sistema de informação (web e móvel) com arquitetura de microsserviços, incluindo análises de regras de negócio e casos de uso. Resultados: Foi estruturado e desenvolvido um sistema de informação para contribuir com o desenvolvimento dos eixos de qualificação, mão de obra e empreendedorismo do Programa e apoiar, desse modo, os cidadãos inscritos no CadÚnico. A análise e ajuste das regras de negócio, os casos de uso e a estética do sistema foram fundamentais para atender às necessidades dos usuários alvos, promovendo um sistema de informação que fornecesse acesso ao emprego, inclusão produtiva e autonomia para os beneficiários. Conclusão: Destaca-se a relevância da inovação tecnológica e da interoperabilidade informacional na criação de um sistema de informação que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas de qualificação profissional e empreendedorismo para pessoas vulneráveis
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.160, de 26 de setembro de 2017. Institui o Plano Progredir. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 186, p. 3, 27 set. 2017.
BRASIL. Portaria nº 3.443, de 10 de setembro de 2020. Diário Oficial da União: seção 1 - Edição extra, Brasília, DF, n. 175-B, p. 11-14, 10 set. 2020.
CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: SENAC, 2003.
CLARK, Kevin A. Human Interaction and Collaborative Innovation. In: KUROSU, Masaaki (Ed.). Human Centered Design. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2011.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. BR, NIC. Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação–Genebra 2003 e Túnis 2005. Cadernos CGI. Br Referências, 2014, vol. 1. Disponível em: https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/1/CadernosCGIbr_DocumentosCMSI.pdf. Acesso em: 13 de março de 2024.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. 152 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102052.pdf . Acesso em 19 fev. 2024.
NEWMAN, Sam. Building Microservices: Designing Fine-Grained Systems. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2015.
PONJUÁN DANTE, G. Los sistemas de información: principios y aplicaciones. La Habana: Félix Varela, 2004.
ROZADOS, H. B. F. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Informação & sociedade: estudos. João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 49-62, 2006.
SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. The Scrum Guide: The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. 2020. Disponível em: https://www.scrumguides.org . Acesso em: 17 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lisandra Guerrero Pérez, Joyce Paola Teixeira Sobrinho, Tainá Regly, Leandro Chaves da Silva, André Daniel Fernandes Causanilhas, Rebeca dos Santos de Moura, Diego José Macêdo, Lucas Rodrigues Costa, Tiago Emmanuel Nunes Braga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.