Povos e biomas amazônicos: estudo a partir da produção científica coletada pelo Portal Oasisbr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vii.widat.186

Palavras-chave:

povos amazônicos, biomas amazônicos, produção científica, Portal Oasisbr

Resumo

Introdução: Neste trabalho se busca identificar a produção científica no Portal Oasisbr sobre povos e biomas amazônicos. Procedimentos Metodológicos: É caracterizado como exploratório e descritivo, a partir de uma abordagem quantitativa. Para a coleta se utilizou o Portal Oasisbr e o Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim). Resultados: Dos 241 artigos coletados pelo Oasisbr 170 (70,54%) foram provenientes de 87 revistas científicas. Das instituições editoras, 4 estão localizadas na Região Norte, 3 no Centro-Oeste, 2 no Sul, 1 no Sudeste. Verifica-se crescimento significativo no número de publicações sobre a temática a partir de 2013, abrangendo diversos tipos de documentos, com destaque para as publicações oriundas de programas de pós-graduação stricto sensu (dissertações e teses) e para os artigos científicos. Conclusão: Denota-se uma maior predominância de produção científica da região Norte, tornando-se uma evidência pertinente para a especificação de produtos e serviços de informação mais coerentes às necessidades dessa região, bem como o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem a ciência aí realizada

Biografia do Autor

Denise Aparecida Freitas de Andrade , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Bacharel em Biblioteconomia. Atou como monitora na disciplina de Planejamento e Elaboração de Bases de Dados da UnB (2020/2021) e como monitoria voluntária da disciplina de Metogologia de Pesquisa Científica do curso de pós-graduação Yadaim Ovdot - Políticas e Direitos da Criança, Adolescente e Juventude (2019). Além disto, participou do projeto de extensão da Faculdade de Ciência da Informação: Information literacy skills no uso e checagem de informação: uma iniciativa de capacitação aos alunos do ensino médio público do Cruzeiro (2021). Atualmente atua como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) na área de revistas científicas, ciência aberta.

Fhillipe de Freitas Campos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Bacharel em Biblioteconomia (2018) e Mestrando em Ciência da Informação (2023-) pela Universidade de Brasília. Atua como Bibliotecário e Pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SE UNA SUS) em projetos relacionados ao Acesso Aberto, Ciência Aberta, Revistas Científicas e Repositórios Digitais. Principais temas de interesse: Bibliotecas e repositórios digitais; Revistas científicas; Movimento de Acesso Aberto à informação científica; Movimento de Ciência Aberta; comunicação científica; Direito de acesso à informação.

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). É Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) e; Diretora Regional Sul (Gestão 2023-2026) na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB). Experiência na área de Ciência da Informação, com interesse voltado para os seguintes temas: fontes de informação; ecossistemas de startups e inovação; empreendedorismo; tecnologia e inovação; inovação em biblioteca; inovação aberta; ciência aberta.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2016) tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) lecionando disciplinas na Graduação e Pós-graduação da instituição. Professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacoinal do CEFET-MG e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também tem atuação como Colaborador em Projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Acesso Aberto, Recuperação e Organização da Informação, Ciência de Dados, Data Mining, Text Mining e Web Mining. Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

Marcel Garcia de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005). Servidor público federal; Analista em Ciência e Tecnologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia atuando como Coordenador de Tratamento, Análise e DFisseminação da Informação Científica, além de coordenar pesquisas aplicadas voltadas à Ciência da Informação, Informação para Sustentabilidade, Avaliação do Ciclo de Vida, Informação Tecnológica.

Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

É Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado Sanduíche no King's College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador-geral de Informação Científica e Técnica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados. É líder do Grupo de Pesquisa e Laboratório do Ecossistema da Pesquisa Científica Brasileira (LaEPeCBr) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9750187028652303, https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/3911).Áreas de interesse em pesquisa: Métodos Formais, Repositórios Digitais Abertos, Repositórios de Dados Científicos, Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Abertos, Ciência Aberta e Ciência de Dados. 

Referências

ACESSO ABERTO USP. UNESCO publica recomendações sobre Ciência Aberta. 2021. Disponível em: https://www.acessoaberto.usp.br/unesco-recomendacoes-ciencia-aberta/?doing_wp_cron=1708885146.2525498867034912109375. Acesso: 22 fev. 2024.

MIGUILIM - DIRETÓRIO DAS REVISTAS CIENTÍFICAS ELETRÔNICAS BRASILEIRAS. Miguilim. 2024. Disponível em: https://miguilim.ibict.br/static/pages/miguilim.jsp. Acesso: 22 fev. 2024.

PORTAL BRASILEIRO DE PUBLICAÇÕES E DADOS CIENTÍFICOS EM ACESSO ABERTO (OASISBR). Sobre. 2024. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/about/home. Acesso: 22 fev. 2024.

UNESCO. Draft text of the UNESCO Recommendation on Open Science. In: Intergovernmental Meeting of Experts (Category II), online, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376893. Acesso: 22 fev. 2024.

VII WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA (WIDAT). 2024. Disponível em: https://widat2024.unir.br/. Acesso: 22 fev. 2024.

Downloads

Publicado

24-06-2024

Como Citar

Andrade , D. A. F. de, de Freitas Campos, F., Machado Borges Sena, P., Magela Rodrigues Dias, T., Garcia de Souza, M., & Ribeiro de Carvalho Segundo, W. L. (2024). Povos e biomas amazônicos: estudo a partir da produção científica coletada pelo Portal Oasisbr. VII Workshop De Informação, Dados E Tecnologia - WIDaT 2024, 7, e168. https://doi.org/10.22477/vii.widat.186