Estratégias do marketing de conteúdo em serviços de informação para a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vii.widat.187

Palavras-chave:

marketing de conteúdo, serviços de informação, engajamento nas redes sociais, monitoramento de redes sociais

Resumo

Introdução: Este estudo explora as estratégias de marketing de conteúdo aplicadas pelo projeto "Comunica Mulher" na promoção de serviços de informação para a comunidade, visando a prevenção da COVID-19 e o combate à violência doméstica. Metodologia: A metodologia adotada foi de métodos mistos para uma análise descritiva acerca da aplicação das estratégias propostas por Assad (2016) nos resultados do Projeto no período de outubro de 2020 a dezembro de 2023. Utilizou-se o Meta Business Suite para coletar e analisar dados de publicações no Instagram, com apoio do Microsoft Power BI para visualização e interpretação dos resultados. Resultados: Os resultados indicam que o projeto realizou 232 publicações, majoritariamente em formatos de carrossel e imagem, que constituíram 80% do material divulgado. Apesar disso, vídeos curtos (reels) demonstraram maior engajamento proporcional, baseando-se em curtidas, compartilhamentos e comentários. As publicações foram mais eficazes nos dias úteis, com destaque para quintas-feiras e sábados. Conclusão: O estudo revela a eficácia de estratégias de marketing de conteúdo em projetos de serviço de informação, sugerindo a adaptação de formatos de publicação para maximizar o engajamento do público

Biografia do Autor

Michelli Costa, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

24-06-2024

Como Citar

Costa, M. (2024). Estratégias do marketing de conteúdo em serviços de informação para a comunidade. VII Workshop De Informação, Dados E Tecnologia - WIDaT 2024, 7, e187. https://doi.org/10.22477/vii.widat.187