Explorando a Divulgação Científica no YouTube: Uma Nova Perspectiva com o Social4Science
DOI:
https://doi.org/10.22477/vii.widat.202Palavras-chave:
Social4Science, Informação Científica, mídias sociais, Youtube, AltmetriaResumo
Introdução: Este estudo aborda a importância da divulgação científica no YouTube, utilizando a plataforma Social4Science para analisar a interação entre vídeos e artigos científicos. Destaca-se a relevância da comunicação eficaz entre a academia e a sociedade, ressaltando o papel do YouTube na disseminação do conhecimento científico. Metodologia: descreve-se a utilização da plataforma Altmetric Explorer para identificar vídeos no YouTube que mencionam artigos científicos por meio do DOI. A Social4Science, então, realiza análises sociais e bibliométricas, explorando dados quantitativos e textuais para compreender o impacto e a disseminação da ciência nas mídias sociais. Resultados: os resultados revelam um crescimento significativo na menção de artigos científicos a partir de 2006, com concentração nas áreas de Ciências Médicas e da Saúde. A representatividade de periódicos prestigiosos, como Nature e Science, é evidenciada. A análise de redes sociais evidencia categorias predominantes, como Educação e Ciência e Tecnologia. Conclusão: destaca-se a importância da Social4Science como uma ferramenta inovadora para analisar tendências, padrões e lacunas na divulgação científica online, promovendo uma conexão efetiva entre a ciência e o público em geral. Esses resultados contribuem para ajustes nas estratégias de comunicação e promoção do conhecimento científico, fortalecendo a ponte entre a academia e as mídias sociais
Referências
ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Communities of attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics. Scientometrics, [s.l.], v. 124, p. 1793-1809, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03566-7.
FONSECA, André Azevedo da; BUENO, Leonardo Mendes. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, [s.l.], v. 25, n. 2, 2021. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/kci5gaqbyvbxhonfsiyjvf3fai/access/wayback/https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/download/63121/pdf_1. Acesso em: 20 jan. 2024.
REALE, Manuella Vieira; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Gonçalo Pereira Ribeiro, Ronaldo Ferreira de Araújo, Thiago Magela Rodrigues Dias, Patrícia Mascarenhas Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.