Explorando a Divulgação Científica no YouTube: Uma Nova Perspectiva com o Social4Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/vii.widat.202

Palavras-chave:

Social4Science, Informação Científica, mídias sociais, Youtube, Altmetria

Resumo

Introdução: Este estudo aborda a importância da divulgação científica no YouTube, utilizando a plataforma Social4Science para analisar a interação entre vídeos e artigos científicos. Destaca-se a relevância da comunicação eficaz entre a academia e a sociedade, ressaltando o papel do YouTube na disseminação do conhecimento científico. Metodologia: descreve-se a utilização da plataforma Altmetric Explorer para identificar vídeos no YouTube que mencionam artigos científicos por meio do DOI. A Social4Science, então, realiza análises sociais e bibliométricas, explorando dados quantitativos e textuais para compreender o impacto e a disseminação da ciência nas mídias sociais. Resultados: os resultados revelam um crescimento significativo na menção de artigos científicos a partir de 2006, com concentração nas áreas de Ciências Médicas e da Saúde. A representatividade de periódicos prestigiosos, como Nature e Science, é evidenciada. A análise de redes sociais evidencia categorias predominantes, como Educação e Ciência e Tecnologia. Conclusão: destaca-se a importância da Social4Science como uma ferramenta inovadora para analisar tendências, padrões e lacunas na divulgação científica online, promovendo uma conexão efetiva entre a ciência e o público em geral. Esses resultados contribuem para ajustes nas estratégias de comunicação e promoção do conhecimento científico, fortalecendo a ponte entre a academia e as mídias sociais

Biografia do Autor

Rafael Gonçalo Pereira Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Técnico em Informática, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Divinópolis, MG, Brasil. Estudante, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Divinópolis, MG, Brasil. 

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Ciências da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil. 

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Divinópolis, MG, Brasil. 

Patrícia Mascarenhas Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Modelagem Matemática e Computacional, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil. Professora, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil. 

Referências

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Communities of attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics. Scientometrics, [s.l.], v. 124, p. 1793-1809, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-020-03566-7.

FONSECA, André Azevedo da; BUENO, Leonardo Mendes. Breve panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, [s.l.], v. 25, n. 2, 2021. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/kci5gaqbyvbxhonfsiyjvf3fai/access/wayback/https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/download/63121/pdf_1. Acesso em: 20 jan. 2024.

REALE, Manuella Vieira; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. Divulgação Científica no Youtube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

Downloads

Publicado

24-06-2024

Como Citar

Ribeiro, R. G. P., Araújo, R. F. de, Dias, T. M. R., & Dias, P. M. (2024). Explorando a Divulgação Científica no YouTube: Uma Nova Perspectiva com o Social4Science. VII Workshop De Informação, Dados E Tecnologia - WIDaT 2024, 7, e202. https://doi.org/10.22477/vii.widat.202