Relatório de conclusão da meta 3: criação de modelo

Keywords:

QUALISED, Serviços de informação educacionais, Co-criação de valor, Ciência de Serviço, Gestão da Informação

Synopsis

O relatório de conclusão de meta 3 "Estudos dos Serviços de Governo no Âmbito da Ciência de Serviços e Gestão da Informação" detalha a criação, implementação e avaliação de um modelo destinado à avaliação da qualidade de serviços de informação educacionais governamentais digitais. Intitulado QUALISED (Qualidade de Serviço Digital), o modelo propõe uma metodologia inovadora, fundamentada em extensa revisão bibliográfica e análises qualitativas, para mensurar a eficiência e eficácia de tais serviços. Esta iniciativa surge como resposta à ausência de metodologias específicas para a avaliação de serviços de informação digital no contexto educacional, visando otimizar a qualidade e acessibilidade dos serviços oferecidos à população.

O modelo foi aplicado em dois estudos de caso: o software Pergamum do INEP e a plataforma MEC RED, ambos serviços de informação educacionais digitais fornecidos pelo governo brasileiro. Através da aplicação do QUALISED, identificaram-se áreas críticas necessitando de melhorias significativas no software Pergamum, tais como a lentidão, a dificuldade de acesso aos recursos e erros nos catálogos. Por outro lado, a plataforma MEC RED foi reconhecida por seu potencial colaborativo e design intuitivo, embora enfrentasse desafios na padronização e acessibilidade dos recursos disponibilizados.

Este relatório ressalta a importância da co-criação de valor entre provedores e usuários de serviços de informação, enfatizando a necessidade de estratégias de gestão da informação que promovam não apenas a eficiência dos serviços, mas também a inclusão, acessibilidade e satisfação do usuário. A implementação e validação do QUALISED destacam o compromisso do Ibict com a melhoria contínua dos serviços educacionais digitais governamentais, contribuindo para o avanço da Ciência Aberta e a democratização do acesso à informação.

Author Biographies

Bernardo Dionízio Vechi, Ibict

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecário e pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Andréa Doyle, Ibict

Doutora em Ciência da Informação. Professora de Biblioteconomia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora na Cotec/IBICT. Pesquisa competência em informação, mídias e tecnologias digitais; estudos de gênero na Ciência da Informação; e redes de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Milton Shintaku, Ibict

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Karen Padilla, CETENE

Graduada em Biblioteconomia (2023) pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é membro da equipe editorial da Divulga-CI - Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação e assistente de pesquisa do programa Futuras Cientista do CETENE.

Downloads

Published

April 16, 2024