Estudo para transformação digital no fluxo de patentes do INPI: relatório consolidado da execução do projeto

Authors

Alexandre Faria de Oliveira
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
https://orcid.org/0000-0003-0470-4972

Keywords:

Fluxo de patentes, Transformação digital, Propriedade industrial

Synopsis

Introdução: Apresenta os panorama dos resultados atingidos no âmbito do "Projeto de Pesquisa: Estudo para transformação digital no fluxo de patentes do INPI". Objetivos: O Projeto teve por escopo a proposição de modelo modelo de incorporação de tecnologias computacionais e informacionais a fim de promover a reestruturação do fluxo de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  Especificamente, ensejou-se realizar o levantamento do cenário informacional relacionado ao fluxo de patente do INPI; a identificação e avaliação dos métodos aplicáveis na seleção de ferramentas para otimização do
fluxo de patente; a sistematização do modelo de otimização de processos informacionais; a prova domodelo proposto por meio da implementação de conjunto de processos em sistema especialista; e a disseminação junto à sociedade os conhecimentos produzidos no âmbito do projeto. Metodologia:Metodologicamente valeu-se do método ágil SCRUM, a qual se pauta na divisão dos projetos em ciclos denominados Sprints, os quais consistem em um timebox, isto é um período de tempo limite para a execução de uma determinada atividade. Resultados: Os resultados da pesquisa estruturam-se em cinco subseções de acordo com cada um dos objetivos específicos delimitados. Conclusão: Concluiu-se que a a utilização do SCRUM mostrou-se eficaz, apoiando o controle da evolução das ações planejadas e o endereçamento de riscos que se confirmaram no decorrer do cronograma.

Author Biography

Alexandre Faria de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações pelo Centro Universitário IESB. Pós Graduado em Sistemas Orientado a objetos(JAVA) pela Universidade Católica - Brasília (2008). Graduação em Processamento de Dados - FACTU. Bolsista CNPQ DTI-7E de 09/2006 a 31/2008 - Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias da Informação para Construção da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Pesquisador - Consultor da UNESCO no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), entre 2010 e 2012 - Pesquisa e Análise de Softwares de Preservação Digital. Atualmente é servidor lotado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Trabalha como coordenador de soluções tecnológicas no projeto de pesquisa Preservação Digital - "Rede Cariniana". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na preservação digital, em particular nas seguintes áreas: dados de pesquisas, sistemas eletrônicos de gestão da informação, publicações científicas eletrônicas - Open Journal Systems OJS, Dataverse - Repositório de Dados de Pesquisas, ICA-AtoM, Archivematica - Preservação Digital, repositórios institucionais - DSPACE, sistemas de preservação distribuída - LOCKSS.

Downloads

Published

September 23, 2024