Relatório final: Projeto de Pesquisa Proposição de modelo para estruturação do Observatório do Empreendedorismo Feminino

Authors

Diego José Macêdo, Ibict/COTEC; Leandro Chaves da Silva, Ibict; Juliana Bulhao Ribeiro; Cristiane Geiss Nardes Farinon; Vera Maria da Silva Teles; Caio Peliz Cardoso Haidar; Hércules Céu Anjos; Mariângela Mattia Moreira; Marcela Virginia Cavalcanti de Albuquerque; Felipe da Rocha Ferreira; Larissa Moreno Silva, Ibict; Caio Saraiva Coneglian, Ibict; Fernanda Maciel Rufino, Ibict/COTEC; Lisandra Guerrero Pérez, Ibict; Kelly Cristine da Silva Almeida; Rafael Costa Badra; Paula Santana Chaves; Marcella de Oliveira Resende; Juliana Schineider, Ibict; Barbara Dora Ross Veitia, Ibict/COTEC; Pâmela Raquel Silva da Cruz; Rafael Roque de Mello; Joyce Paola Teixeira Sobrinho, Ibict/COTEC; André Daniel Fernandes Causanilhas, Ibict/COTEC; Lucas Rodrigues Costa, Ibict/COTEC; Miranda Almeida Guimarães Duarte

Keywords:

Observatório, Empreendedorismo Feminino

Synopsis

A crescente participação das mulheres na economia, especialmente após a revolução industrial, reflete a importância de se monitorar e analisar as transformações no mercado de trabalho e na educação. Com o avanço das mulheres em diversas áreas, como evidenciado pelo fato de que, em 2019, cerca de 57% das matrículas em cursos superiores no Brasil foram de mulheres (Instituto SEMESP, 2020, p. 32), surge a necessidade de dispor de informações consolidadas e atualizadas para orientar políticas e ações voltadas para esse público.

A importância de informações consolidadas e atualizadas para a implementação de ações eficazes, conforme discutido anteriormente, é especialmente relevante quando consideramos a necessidade de direcionar políticas e iniciativas para públicos específicos, como o empreendedorismo feminino. Scarpin et al. (2012) já ressaltavam a necessidade de um observatório dedicado ao empreendedorismo no Brasil, que poderia servir como uma ferramenta essencial para a disseminação de informações estruturadas, estimulando o interesse e orientando práticas empreendedoras.

Nesse contexto, a proposição de um modelo para estruturação de  observatório para o empreendedorismo feminino surge como uma estratégia relevante. Este modelo não apenas atenderia à demanda por dados relevantes para as empreendedoras, mas também serviria como um recurso importante para o governo, empresas e sociedade civil. Por meio desse modelo, seria possível promover um ambiente de troca de conhecimentos, fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. A disponibilização de informações específicas sobre as necessidades, desafios e oportunidades enfrentados pelas empreendedoras permitiria a criação de políticas mais eficazes e ações mais direcionadas, impactando positivamente o ecossistema de empreendedorismo feminino no Brasil.

Nesse sentido, o relatório final do projeto consolidou todas as atividades desenvolvidas durante a trajetória do projeto.

Downloads

Published

November 24, 2025