Relatório parcial 1: Meta 1 - OE1

Authors

Rodrigo de Freitas Nogueira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Otacílio Guedes Marques, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Leolibia Luana Linden, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Marco Antonio Andrade Dias, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Karoline dos Santos Rodrigues, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Denise Oliveira de Araújo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Raul Neres Carlos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Keywords:

Modelo Hipátia, Preservação digital, RDC-Arq

Synopsis

O relatório apresenta os resultados da primeira etapa do projeto “Estudo para preservação do acervo arquivístico digital do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC)”, desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Essa etapa tem como finalidade avaliar o escopo tecnológico, informacional e arquivístico do TJAC, visando estabelecer bases para a implementação do Modelo Hipátia de Preservação Digital. São descritas as atividades de alinhamento inicial entre as equipes do TJAC e do Ibict. Detalha a infraestrutura tecnológica do Tribunal, bem como a preparação de ambientes para a implementação das ferramentas BarraPres, Archivematica e AtoM. Apresenta, ainda, o levantamento dos requisitos de desempenho e confiabilidade necessários para esses sistemas, enfatizando aspectos como escalabilidade, segurança, integração e políticas de recuperação de desastres. Descreve a aplicação do Modelo de Maturidade em Preservação Digital (MMPD), identificando o nível de desenvolvimento institucional em dimensões como políticas, base legal, tecnologia, práticas de preservação e engajamento. O documento apresenta, em síntese, que o TJAC avança de maneira estruturada na construção de uma política de preservação digital, fortalecendo sua governança arquivística e tecnológica e preparando-se para práticas alinhadas a normas nacionais e internacionais.

Author Biographies

Rodrigo de Freitas Nogueira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestre em Ciência da Informação (2017) e Graduado em Arquivologia (2013) pela Universidade de Brasília. É chefe da Divisão de Produção e Redes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) (2025) e Pesquisador do Projeto Hipátia de Preservação Digital (2025). Atuou como Diretor do Arquivo Central (2017-2024) e Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (2021-2024) da Universidade de Brasília. Foi Pesquisador do projeto "Transferência de tecnologias para transparência pública do SEI-MEC" (2023-2024). Tem experiência na área de Administração, com atuação em Gestão de sistemas, gestão patrimonial e de pessoas. Na área de Ciência da Informação, atua com ênfase em gestão de documentos e preservação de documentos digitais. Tem experiência em Gestão de Projetos, com atuação na coordenação da implantação do Processo Eletrônico na UnB (Sistema Eletrônico de Informações SEI), atuou como palestrante e instrutor na implantação do SEI em diversas universidades. Possui publicações com ênfase em política arquivística, gestão de documentos, software livre, documentos fotográficos, ontologias e manuais técnicos.

Otacílio Guedes Marques, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2007), também é Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2000) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2004). Cursou o Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Foi Professor Substituto do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB), na Área de Gestão de Documentos, Ministrando as disciplinas, Arquivo Corrente I, Arquivo Corrente II, Introdução à Arquivologia, Reprografia, Indexação e Linguagens Documentárias. É Analista Judiciário - Arquivista no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) desde 2000, tendo sido aprovado em 1 Lugar. É Analista Judiciário - Arquivista - no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ITREDF) entre 2019 a 2020 e 2024 (atual). Foi Secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) do TJDFT. Foi Coordenador da Coordenadoria de Apoio Extraordinário (CAE), Secretário Substituto de Gestão Documental (SEGD) e Supervisor do Serviço de Apoio à Memória Institucional (SERAMI) do TJDFT. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, arquivos, poder judiciário, arquivologia, bibliotecas, centros de memória e metodologia de pesquisa, RDC-Arq e implantação do sistema AtoM e SEI.

Leolibia Luana Linden, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Professora do Curso de Arquivologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) vinculada ao Modelo de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - Hipátia. Arquivista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na UFSC. Desenvolve pesquisas relacionadas a Descrição Arquivística, Plataformas e Ambientes Digitais de Preservação e Acesso à Informação, Políticas e Programas de Gestão de Documentos, Governança Arquivística.

Marco Antonio Andrade Dias, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade Integradas do Planalto Central, especialização em Banco de Dados (UNEB) ,especialização em segurança da Informação (UNB) e especialização em Computação Forense e Perícia Digital (IPOG)Atualmente executa atividades de natureza técnica especializada em grau de complexidade ligadas à proposição, execução e acompanhamento de projetos na segurança da Informação e infraestrutura. Fazem parte das atribuições o levantamento de requisitos e desenvolvimento de projetos de segurança e infra de rede, apresentação de projetos e produtos da área para clientes, realização de instalação, monitoramento, tunning, auditoria, administração e segurança de servidores: sistemas operacionais, servidores de aplicação, servidores de e-mail, servidores de Banco de dados , ambiente em Nuvem dentre outros.

Karoline dos Santos Rodrigues, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Bacharel em biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão e Análise Estratégica de Dados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente em: repositórios digitais (OJS e Dspace), documentação, editoração de publicações acadêmicas e desenvolvimento de acervos físicos e digitais. Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Ecossistemas Informacionais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciêncioa e Tecnologia (Ibict), atuando no âmbito da documentação técnica das ferramentas utilizadas pelo modelo de preservação digital Hipátia, sendo elas: ValidaPres, BarraPres, Archivematica e AtoM. Foi bibliotecária jovem no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) no projeto Formação Judicial Qualitativa sediado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), prestando assistência editorial e normalização de publicações institucionais e técnicas do projeto, além disso, colaborou na formação e desenvolvimento de acervos da comunidade Enfam na Biblioteca Jurídica do STJ (BDjur) e na política de desenvolvimento de acervos de para a criação da biblioteca física da Enfam. Também atuou em outras bibliotecas do judiciário como: TREDF, STF e TCU

Denise Oliveira de Araújo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Bacharela em Biblioteconomia pela UnB. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: repositórios digitais; comunicação científica; acesso aberto ao conhecimento científico; dados de pesquisa; software livre; preservação digital; e gestão do conhecimento.

Raul Neres Carlos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Possui graduação em Sistema de Informação pela União Pioneira de Integração Social (2013), e especialização em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Analista de TI - Banco de Brasília e Pesquisador - Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia.

Downloads

Published

December 9, 2025