Relatório de conclusão de meta 01: levantamento de contexto
Palabras clave:
Rede de Conhecimento Científico, Contexto, Projeto de pesquisa, ServiçosSinopsis
Estudo para criação de rede é um desafio, na medida em que primeiramente é preciso levantar as definições, conceitos e embasamento científico que a ampare as ações a serem desenvolvidas. Ao definir a rede, com a adição de qualificadores, restringe a abrangência da rede, tornando os conceitos mais fáceis de ter um entendimento, diante do embasamento teórico.
Nesse contexto, “Rede de Conhecimento Científico (RCC)” é um termo composto por uma base, rede, e dois qualificadores: conhecimento e científico. Assim, é preciso inicialmente ter a clareza sobre o termo conhecimento científico, para aplicar em uma rede. Posteriormente, com a base conceitual estabelecida, pode-se encaminhar outras ações na pesquisa. Por isso, grande parte dos estudos tem uma etapa de levantamento de literatura.
Rede de Conhecimento Científico pode ser entendida como um agregador de conhecimento, de origem científica, de forma a possibilitar a interação entre os diversos elementos que a compõem. Com isso, ela pode oferecer informações e serviços aos seus usuários, podendo ser composta por um ou mais sistema de informação, de forma integrada. Dessa forma, para a sua implementação é preciso levantar os seus usuários, sistemas de informação e serviços a serem ofertados.
Nesse cenário, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) firmou um projeto de pesquisa com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) para realizar estudos para criação de uma Rede de Conhecimento Científico. O projeto tem por objeto o desenvolvimento de estudos para a criação de modelo de sistema de informação com oferta de serviços e conhecimentos específicos voltados à promoção e à integração das esferas científica, tecnológica e de inovação.

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