Meta 2: Elaboração da metodologia do nível intermediário do nível intermediário para aplicação nas 53 escolas de 2020

Autores/as

Tiago Emmanuel Nunes Braga
IBICT
https://orcid.org/0000-0001-6332-7965
Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa
UnB
https://orcid.org/0000-0003-4045-2928

Palabras clave:

PECIM, EDUCAÇÃO BÁSICA, METODOLOGIA DE MONITORAMENTO

Sinopsis

O Programa apresenta algumas diretrizes, e dentre elas, encontra-se aproposta de “elevação dos índices de desenvolvimento da educação básica, por meio de integração transversal com os Programas do Ministério da Educação”. Nesse contexto, foi alocado o Projeto de pesquisa Desenvolvimento de metodologia de monitoramento e avaliação para a certificação das escolas participantes do Programa Nacional das Escolas CívicoMilitares, firmado a partir da parceria entre o MEC, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade de Brasília (UnB),cujo objetivo principal é a viabilização do processo de monitoramento, avaliação e certificação das escolas participantes do PECIM no ano de 2020, por meio da proposição de uma metodologia própria. Neste contexto, o papel desempenhado pelo IBICT, juntamente com os pesquisadores da UnB, foi o de propor alguns estudos que pudessem apoiar o MEC no desenvolvimento de metodologia de monitoramento e avaliação para a certificação das 53 Escolas participantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares - PECIM em 2020. O objetivo geral do projeto abordado neste relatório abrange o desenvolvimento do processo de monitoramento, avaliação e certificação das escolas participantes.

Biografía del autor/a

Tiago Emmanuel Nunes Braga, IBICT

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Doutor em Ciência da Informação com foco em Gestão da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, UnB

É Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1990), Mestre em Arte pela Universidade de Brasília (1999) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável (2008) pelo CDS/UnB. Foi Diretora Cultural da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel. É professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília desde 1991. Sua área de atuação é Artes, com ênfase em Educação em Artes Visuais. Foi Diretora de Esporte, Arte e Cultura - DEA/DAC (1994/1997), Decana de Assuntos Comunitários da UnB (1997- 2001, de 2001-2005 e de março a novembro de 2016), Decana de Extensão da UnB (2012 - março de 2016), Coordenadora do curso de graduação a distância de Licenciatura em Artes Visuais do Programa Universidade Aberta do Brasil (2007-2011 e de 2016-2018) e do Programa Prolicenciatura (2011 - 2014), Coordenadora do Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico/UAB/CAPES (2017-2019). Coordenadora dos Projetos Escola do Trabalhador (capacitação EAD 2017 -2019), Escola para Cidadania iniciado em 2019. Suas linhas de pesquisas são Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, Políticas Públicas e Inovação, Ensino a Distância e Inclusão Social. Detém duas patentes registradas no INPI, Reciclagem de Papel Moeda (registrada em 1996 e concedida em 2008 - PI 9605508-1) e Reciclagem de Bitucas de Cigarro (registrada em 2003 e concedida em 2014 - PI 0305004-1. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da Universidade de Brasília e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior /CONAES/MEC. Líder dos grupos de pesquisa e Pesquisa de Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para governança e gestão pública da empregabilidade no Brasil - Programa de Empregabilidade: Qualifica Brasil, certificado pelo CNPq desde 2017 e líder do grupo Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais, certificado pelo CNPq desde 2018. Membro do Conselho Internacional da revista Hand Papermaking. Membro da IAPMA, INSEA, FAEB e ANPAP.

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Publicado

January 10, 2023

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