Relatório Técnico - Meta 1 - OE 2: Preservação do Acervo Arquivístico Digital do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Autores/as

Alexandre Faria de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Lara Luiza da Silva Aquino, Ibict; Marcelo Moro Brondani, Ibict; Alex Pereira de Holanda, Ibict; Denise Oliveira de Araújo, Ibict

Palabras clave:

RDC-arq, TRESP, Preservação digital, Modelo Hipátia

Sinopsis

Este relatório a definição de diretrizes institucionais de preservação digital, o detalhamento técnico das configurações do RDC-Arq e dos softwares auxiliares, além da geração dos primeiros pacotes de preservação, com base na estrutura OAIS. Por fim, prevê-se a sistematização dos processos de coleta automatizada de dados do SEI, a fim de assegurar sua integração contínua com a infraestrutura de preservação. Está relacionado à Meta 1, Objetivo Estratégico 2 do projeto. A estrutura do documento inclui a descrição dos objetivos geral e específicos em tópicos; o detalhamento técnico das atividades realizadas na seção Estruturação do Modelo de Preservação Digital Hipátia aplicado ao SEI; e, por fim, os apêndices, que reúnem os produtos gerados ao longo desta etapa.

Biografía del autor/a

Alexandre Faria de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

É mestre em Gestão Estrátegica de Organizações, Pós-Graduado em Sistemas Orientados a Objetos - Java. Possui também Graduação em Processamento de Dados. Atualmente, é Coordenador de Governança em Tecnologia para Informação e Comunicação (COTIC), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde lidera projetos voltados à Preservação Digital, Plano de Gestão de Dados, Sistemas Eletrônicos de Gestão da Informação, Repositórios Digitais Confiáveis. Ele é Coordenador do Modelo de Preservação Digital Hipátia, que é uma proposta de implementação de preservação digital arquivística a partir da integração dos ambientes de gestão, preservação e acesso que proporcione a garantia da autenticidade dos documentos ao longo do tempo. Suas principais contribuições estão relacionadas as ferramentas que promovem a preservação digital e o acesso à informação.

Lara Luiza da Silva Aquino, Ibict

Possui bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB), tecnológico em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialização em Gestão de Documentos e em Preservação Digital. Possui formação em Preservação Digital pela Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação, participação em Projeto de Pesquisa da área de Arquivologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Possui atuação profissional em órgãos públicos e privados. Possui também experiência na realização de atividades arquivísticas relacionadas à preservação digital orientada pelo Modelo OAIS e com a utilização e ministração de treinamento de softwares livres (tais como: Archivematica, AtoM e DSpace), visando a preservação e a manutenção da autenticidade, confiabilidade e acessibilidade dos documentos de arquivo. No presente momento, exerce a função de diretora na empresa Pytá Preservação Digital e Tecnologia LTDA e de pesquisadora no IBICT. Primeira brasileira a receber o treinamento High Level Training Course on ISO 16.363 for Auditors and Managers of Digital Repositories (Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd - PTAB/UK).

Marcelo Moro Brondani, Ibict

Bacharel em Sistemas de Informação pela UFSM e Mestre pelo programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultura pela UFSM com enfase em preservação digital.Atuando como Pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em projetos de preservação digital, implantação das soluções do Modelo de Preservação Hipátia, divulgação científica e desenvolvimento de sistemas.Anteriormente, atuava como analista de desenvolvimento na empresa AVMB Soluções em TI, na área de gestão de arquivos, desenvolvendo e implantando soluções como softwares de GED, SIGAD e Repositório RDC-Arq Archivematica e AtoM, para auxiliar na preservação digital. Na área de gestão de arquivos, possuo conhecimento em softwares de GED, SIGAD, RDC-Arq e Plataformas de Acesso e descrição, bem como o uso de normas e padrões arquivísticos (E-arq Brasil, ISAD(G), Dublin-Core, Modelo OAIS e Cadeia de Custódia Arquivística) de produção, gestão, preservação, descrição e acesso de documentos digitais e nato digitais de caráter arquivísticos.Anteriormente colaborei na empresa Meta IT, como analista programador PHP. Durante a graduação realizei estagiário na Prefeitura Municipal de Santa Maria, na Superintendência de Tecnologia da informação como programador web e analista de sistemas com PHP, anterior administrador de suporte de TI na Pró-Reitoria de Extensão.Na área de desenvolvimento de sistemas, possuo conhecimento em linguagens de programação e área de sistemas de informação, com ênfase em Linguagens de Programação para web no uso de Python com Framework Django, PHP com Laravel, HTML5/CSS3, Javascript), Linux e Windows.Na área de Serviços de TI, tenho conhecimento sobre o uso da metodologia ITIL, na versão V.3 Interesse na área de Engenharia de Software, DevOPS e metodologias Ágeis.

Alex Pereira de Holanda, Ibict

Arquivista no Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia (Unirio) com especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (Unesa) e Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz) e mestre em Memória Social (Unirio), doutorando Ciência da Informação (UFF). Pesquisador e líder de grupo de pesquisa no IBICT. Tem experiência na área Arquivologia, com ênfase em Reformatação, Preservação de documentos arquivísticos digitais,RDC-Arq e Políticas de Preservação.

Denise Oliveira de Araújo, Ibict

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Biblioteconomia pela UnB. Tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), atuando na Coordenação de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação (COTIC). Possui experiência nas áreas de Biblioteconomia, projetos de pesquisa junto a Fundações de Apoio e Ciência da Informação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: repositórios digitais; comunicação científica; acesso aberto ao conhecimento científico; dados de pesquisa; software livre; preservação digital; e gestão do conhecimento.

Descargas

Publicado

November 27, 2025

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.