Guia de publicação de conteúdos na Rede de Conhecimento Científico: mandala
Palavras-chave:
Sistema informatizado, Rede de Conhecimento Científico, Software livre, Mandala, Recuperação da informaçãoSinopse
Um dos serviços informacionais prestados pelo Portal da RCC é a mandala, um gráfico de explosão solar (sunburst) que promove acesso a conteúdos básicos, de cunho prático, pensados e desenvolvidos de acordo com cada perfil de usuário prioritário da RCC. São eles: Empresa, Governo, Startup, Investidor, Pesquisador, Terceiro Setor. Trata-se dos principais atores que produzem conhecimento científico, tecnológico e inovação de acordo com o modelo da tripla hélice Governo-Empresa-Universidade (ETZKOWITZ; LEYDESDORFF, 1995), acrescidos de atores fundamentais da Inovação como as Startups e Investidores, além da sociedade civil e instituições voltadas para a cultura e a sustentabilidade, como o Terceiro Setor, que compõem o modelo da quíntupla hélice (CARAYANNIS; CAMPBELL, 2010).
A proposta para os conteúdos é que eles sejam compostos por informações iniciais, de ordem prática, que constituam um ponto de partida para ajudar esses atores a desenvolver suas atividades e encontrar parcerias. Além de informações básicas, os conteúdos contém diversos links para redes da RCC, para legislações vigentes e para serviços disponibilizados no portal gov.br.
A opção por criar uma base semi-estruturada (posts) para apresentar as informações deve-se, em grande parte, à simplicidade e facilidade na implementação, sendo altamente indexável por motores de busca. Essa funcionalidade permite que o conteúdo seja localizado mesmo por fora da RCC, fazendo com que as informações sejam facilmente encontradas de várias formas, atendendo a uma das propostas da RCC, a de ser um ponto de encontro entre diversos atores da CT&I nacional.
Da mesma forma, as postagens semi-estruturadas são facilmente automatizadas, visto que a solução tecnológica é simples e conhecida. Dessa forma, a manutenção é facilitada, promovendo a continuidade da iniciativa, pois soluções complexas muitas vezes são abandonadas por falta de manutenção e desconhecimento da tecnologia pela equipe de informática de órgãos de governo. Por fim, o formato WordPress, muito usado por blogs, inclui um campo de comentário, que pode vir a ser muito útil, caso seja usado, para a identificação de novas demandas e posterior produção de conteúdos complementares.

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