Relat´ório técnico final: Implementação de modelo de preservação Hipátia no Tribunal de Contas da União (TCU)

Autores

Alexandre Faria de Oliveira
Ibict
https://orcid.org/0000-0003-0470-4972

Palavras-chave:

Modelo Hipátia, RDC-Arq, TCU, Preservação Digital

Sinopse

O presente relatório final sintetiza os resultados alcançados no âmbito do Plano de Trabalho Ibict–FUNDEP–TCU, desenvolvido entre janeiro e novembro de 2025, com foco na consolidação das capacidades institucionais de governança e preservação digital no Tribunal. O plano integrou esforços técnicos e científicos voltados ao aprimoramento da gestão de documentos arquivísticos digitais, à estruturação de instrumentos normativos e metodológicos e à aplicação de referenciais internacionais de certificação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis.

Biografia do Autor

Ívina Flores Melo, Ibict

Possui graduação pela Universidade de Brasília (2006) em Letras-Tradução e Arquivologia (2011) na Universidade de Brasílía. Pós-graduada em Gestão Arquivística de Documentos, Mestre e Doutora em Ciência da Informação. Pesquisadora na área da gestão arquivística de documentos digitais e seus ambientes de gestão. Atualmente, é servidora do Ministperio da Gestão e Inovação em Serviços Públicos no cargo de Tecnologista em Ciência e Tecnologia (Gestão da Informação e do Conhecimento), Professora do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação do PGIN/UFSC e Pesquisadora Colaboradora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no Projeto Hipatia.

Alexandre Faria de Oliveira, Ibict

É mestrando em Gestão Estrátegica de Organizações, Pós-Graduado em Sistemas Orientados a Objetos - Java. Possuem também Graduação em Processamento de Dados. Atualmente, é Coordenador de Governança em Tecnologia para Informação e Comunicação (COTIC), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde lidera projetos voltados à Preservação Digital, Plano de Gestão de Dados, Sistemas Eletrônicos de Gestão da Informação, Repositórios Digitais Confiáveis. Ele é Coordenador do Modelo de Preservação Digital Hipátia, que é uma proposta de implementação de preservação digital arquivística a partir da integração dos ambientes de gestão, preservação e acesso que proporcione a garantia da autenticidade dos documentos ao longo do tempo. Suas principais contribuições estão relacionadas as ferramentas que promovem a preservação digital e o acesso à informação.

Downloads

Próximo

16 January 2026

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.