Relatório Técnico parcial 1: Meta 2: Estudo de viabilidade, Meta 3: Identificação e análise de processos

Autores

Alexandre Faria de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Daniel Rodrigues Monteiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Henrique Oliveira Costa, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Jéssica Bilac Gaspareto, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Lara Luiza da Silva Aquino, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Larissa de Araujo Alves, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Marília Cristina da Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Marcos Sigismundo da Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Nayara Silva de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Tatiana Canelhas Pignataro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Palavras-chave:

Modelo Hipátia, Arquivo Nacional, RDC-Arq, Preservação digital

Sinopse

Este relatório corresponde às Metas 2 e 3 do Projeto de pesquisa para a implementação de metodologias e soluções tecnológicas livres voltadas para a gestão da informação no âmbito do Arquivo Nacional. A Meta 2 descreve o estudo de viabilidade operacional e técnica entre o Sistema de Informação do Arquivo Nacional (SIAN) e os sistemas de preservação digital, ao passo que a Meta 3 aborda a identificação e análise de processos de entrada dos documentos digitais nos sistemas produtores do parceiro. O levantamento das informações técnicas e da infraestrutura, possibilitou a aplicação de normas arquivísticas e a implementação dos sistemas AtoM e Archivematica no sistema produtor do Arquivo Nacional, viabilizando a consolidação do Modelo Hipátia na instituição. 

Biografia do Autor

Alexandre Faria de Oliveira, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

É mestrando em Gestão Estrátegica de Organizações, Pós-Graduado em Sistemas Orientados a Objetos - Java. Possuem também Graduação em Processamento de Dados. Atualmente, é Coordenador de Governança em Tecnologia para Informação e Comunicação (COTIC), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde lidera projetos voltados à Preservação Digital, Plano de Gestão de Dados, Sistemas Eletrônicos de Gestão da Informação, Repositórios Digitais Confiáveis. Ele é Coordenador do Modelo de Preservação Digital Hipátia, que é uma proposta de implementação de preservação digital arquivística a partir da integração dos ambientes de gestão, preservação e acesso que proporcione a garantia da autenticidade dos documentos ao longo do tempo. Suas principais contribuições estão relacionadas as ferramentas que promovem a preservação digital e o acesso à informação.

Daniel Rodrigues Monteiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Possui Pós-Graduação em GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO pela CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DF - UNIDF. Atualmente é Coordenador de Sistemas da Primeira Vice-Presidência - COSISP do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT na área de gestão de sistemas administrativos e de gestão da informação e do conhecimento do tribunal (SEI, DJe, SIPADWEB, SIPAD, SISCOR, SISARQ, ARCHIVEMATICA, ATOM, Barramento Hipátia, dentre outros). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Segurança da Informação. É também pesquisador do IBICT desde 2020 na linha de ciências da informações voltadas para o RDC-ARQ. Docente e instrutor de cursos de nível superior e profissionalizantes, tais como professor da área de Redes de Computadores, instrutor de cursos RDC-Arq com Archivematica e AtoM, além de instrutor para os cursos do Sistema Eletrônico de Informações - SEI. Sólida experiência na área de Segurança da Informação (Sistemas e Redes de Computadores) e Desenvolvimento de Sistemas, com atuação em empresas como instituições financeiras (BRB) e órgãos de destaque do Serviço Público Federal (TCU e SERPRO) e Estadual (METRÔ/DF) de destaque no mercado nacional. Foi professor universitário do curso de Tecnólogo de Redes de Computadores na Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED. Segue resumo de minhas principais áreas de atuação: - Gestão de Sistemas - Segurança da Informação; - Instrutor (SEI, RDC-Arq e outros); - Palestrante; - Desenvolvimento de sistemas e aplicativos; - Elaboração e acompanhamento de projetos de TI; - Implementador de padrões de melhores práticas reconhecidas mundialmente; - Criação de Normativos Internos; - Implantação de Política de Segurança da Informação; - Pesquisador RDC-Arq

Lara Luiza da Silva Aquino, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Possui bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB), tecnológico em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialização em Gestão de Documentos. Atualmente, cursa Pós-Graduação em Preservação Digital. Possui formação em Preservação Digital 2024 pela Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação, participação em Projeto de Pesquisa da área de Arquivologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Possui atuação profissional em órgãos públicos e privados. Possui também experiência na realização de atividades arquivísticas relacionadas à preservação digital orientada pelo Modelo OAIS e com a utilização e ministração de treinamento de softwares livres (tais como: Archivematica, AtoM e DSpace), visando a preservação e a manutenção da autenticidade, confiabilidade e acessibilidade dos documentos de arquivo. No presente momento, exerce a função de diretora na empresa Pytá Preservação Digital e Tecnologia LTDA e de pesquisadora no IBICT. Primeira brasileira a receber o treinamento High Level Training Course on ISO 16.363 for Auditors and Managers of Digital Repositories (Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd - PTAB/UK)

Downloads

Próximo

19 January 2026

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.